domingo, 18 de outubro de 2020

Superaquecimento e Sub resfriamento

 Vamos entender o conceito de Superaquecimento


Quando você ouve alguém dizer que algo está superaquecido você imagina algo muito quente ou acima da temperatura normal?

Se você imaginou uma temperatura acima do normal, concordo com você.

No ciclo de refrigeração, considero com temperatura normal a Temperatura de Saturação do fluido refrigerante, ou seja, a temperatura em o mesmo muda de fase.

Sabemos que no ciclo de refrigeração o fluido refrigerante está sempre mudando de fase no evaporador (de líquido para vapor) e no condensador (de vapor para liquido).

Se o fluido refrigerante for puro, enquanto ele estiver mudando de fase sua temperatura permanece constante, mas após a mudança completa, se continuarmos a fornecer calor, a temperatura aumenta.

A este aumento de temperatura é que chamamos de Superaquecimento. Analise a figura abaixo:



Após o dispositivo de expansão até o ponto “X” marcado na figura, o fluido refrigerante está mudando de fase a uma temperatura constante que conseguimos determinar através de tabela Pressão x Temperatura de Saturação. Após este ponto, o fluido que já está totalmente na fase de vapor continua recebendo calor e sua temperatura aumenta, ou seja, o vapor ficará superaquecido.

A diferença da temperatura da linha de sucção e a temperatura de saturação determina o valor do superaquecimento.

Sendo assim, para verificarmos o superaquecimento que ocorreu no Evaporador, precisamos instalar um termômetro de contato na linha de sucção e verificar a pressão da sucção.

De posse do valor da pressão, determinamos a temperatura de saturação (evaporação) do fluido refrigerante e subtraímos esta da primeira.

Em resumo:

SA = Temp. L. Sucção – Temp. de Saturação.

Ex.:     Pressão de sucção medida = 70 psig;

            Fluido refrigerante – R22;

            Temperatura de saturação = 4ºC (conforme tabela)

            Temperatura da linha de sucção = 10ºC

SA = 10 – 4 = 6K.

OBS:
O superaquecimento do fluido refrigerante serve para garantir que chegue 100% vapor ao compressor. O SA não deve ser muito alto, pois reduziria o rendimento do equipamento e traria prejuízos ao compressor e nem muito baixo pois, poderia chegar em forma líquida ao compressor, danificando-o.

A faixa de SA recomendada pelos fabricantes de Split System é de 5 a 8K.

Caso na verificação você encontre valor abaixo de 5, significa que o sistema está com excesso de fluido e se estiver acima de 8, deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário